Nesta semana, aconteceu a coletiva de imprensa da 25ª edição do Teleton, maratona televisiva produzida pelo SBT com objetivo de arrecadar fundos para ajudar a AACD, referência no tratamento de pessoas com deficiência. Com a desafiadora meta de R$30 milhões, o programa necessita ainda mais das doações do público.

Teleton 2022
Neste ano, o Teleton acontece nos dias 4 e 5 de novembro diretamente dos estúdios do SBT em São Paulo. Para celebrar essa data especial, a canção “Depende de Nós”, marco cultural da história do programa, será a música-tema.
Neste ano, ela volta a ser interpretada pela cantora Fafá de Belém. Estão confirmados ainda números musicais ao vivo de Aline Barros, Anavitória, George Henrique & Rodrigo, Gustavo Moura & Rafael, Joelma, KLB, Lexa, Mc Livinho, Molejo e Wanessa Camargo.
A exibição do programa, ao contrário de outros anos, não será ininterrupta. A primeira parte acontece no dia 4, das 22h30 até à 1h. Já no sábado, 5, o programa será retomado às 9h indo até à 1h.
Para comandar a atração, além das madrinhas e padrinhos da campanha, Daniel, Eliana, Celso Portiolli e Maisa, todo o elenco do SBT estará no palco com o reforço de um time fortíssimo de apresentadores especialmente liberados por suas emissoras: Adriane Galisteu, Ana Hickmann, Fabíola Reipert, Luiz Bacci e Reinaldo Gottino (Record TV); Luciana Gimenez e Sonia Abrão (Rede TV!); Joyce Ribeiro e Quintal da Cultura (TV Cultura); e Regina Volpato (TV Gazeta).
Influenciadores das redes sociais que tratam da causa da pessoa com deficiência darão continuidade ao propósito de diversidade da campanha: Jakson Follmann, Paola Antoninni e Pequena Lô comandam parte das 17 horas de Teleton. Outra atração especial será a presença de Juliette.
“O Teleton sempre valorizou a diversidade. Nosso objetivo é promover encontros de gerações da música, da televisão e da internet a fim de contribuir para o engajamento das pessoas e assim alcançarmos a meta. A pluralidade de estilos também é algo sobre o que temos nos atentado desde as primeiras edições do programa”, comenta a diretora do programa Teleton, Norma Mantovanini.
Meta alta
Todas essas personalidades vão contribuir para o desafio da AACD de buscar a meta de R$ 30 milhões, que só será atingida com as doações da população. Em benefício de pessoas com deficiência física de diversas partes do Brasil, atualmente a Instituição realiza cerca de 800 mil atendimentos anuais – para entender a importância histórica do Teleton, o valor arrecado nos últimos 24 anos equivale a 15 milhões de atendimentos.
“Ano após ano, temos batalhado ao lado das personalidades, empresas parceiras e sociedade para manter em pleno funcionamento as nossas unidades e parcerias de cooperação técnica, e sempre com a grande maioria dos atendimentos sem nenhum custo direto, para pessoas que precisam, necessitam e merecem um atendimento de ponta. O problema é que a tabela SUS está congelada há 15 anos e temos enfrentado dificuldades para manter esses atendimentos. Nesta data emblemática precisamos efetivamente ter um maior número de doações da população”, afirma o CEO da AACD, Valdesir Galvan.