No dia 5 de abril de 1982, há exatos 42 anos, o SBT estreava sua primeira novela mexicana. Os Ricos Também Choram, com Verónica Castro e Rogelio Guerra, que contava a história de Mariana, uma jovem selvagem que ao perder seu pai é ajudada por um milionário da capital, onde aprende a ter modos e boa postura.
Após o sucesso de Os Ricos Também Choram, o SBT passou a exibir mais sucessos mexicanos como Carrossel que conta com Gabriela Rivero em seu elenco, e as novelas Chispita, Rosa Selvagem, Ambição, Maria Mercedes, Marimar, Maria do Bairro, A Usurpadora, Esmeralda, A Feia mais Bela, Rebelde, A Dona, e Teresa. Relembre as mais icônicas tramas já exibidas:
Os ricos também choram (1979) foi a primeira trama mexicana a ser exibida pelo SBT, sendo a novela mexicana de maior audiência na história da televisão brasileira e claro a atriz mexicana Verónica Castro foi a protagonista desse dramalhão.
A trama contava a história de Mariana, uma jovem selvagem que ao perder seu pai é ajudada por um milionário da capital, onde aprende a ter modos e boa postura. A trama foi referência para diversas outras histórias como A Gata, Coração Indomável e até Maria do Bairro.
PRIMEIRA NOVELA INFANTIL
Chispita (1982) foi a primeira trama mexicana infantil exibida no SBT no ano de 1984. Foi reprisada sete vezes e sem dúvidas foi uma novela que marcou a infância de muitas crianças da época.
A protagonista era Isabel, uma garotinha muito carinhosa e gentil que vivia num colégio de freiras com sua avó. Sempre muito agitada, ela era mais conhecida por seu apelido: Chispita.
Quem interpretou Chispita foi a atriz e cantora Lucero que está no ar pelo SBT com a novela Carinha de Anjo.

A TRILOGIA DAS MARIAS
Foi “Maria Mercedes” que revelou Thalía para o Brasil, a atriz mexicana estrelou a sua primeira Maria em 1992. A trama conta a história de uma garota ingênua e pobre que vende flores e bilhetes de loteria em um semáforo. A mocinha se apaixona pelo ricaço Jorge Luiz, que encontra na moça um consolo para uma tragédia que marcou sua vida.
Marimar (1994), ela viveu uma jovem humilde, ignorante, analfabeta e muito pobre que vive em uma vila de pescadores junto com os avós. Sua vida muda completamente quando conhece o playboy Sérgio, com quem vive um conturbadoe ardente relacionamento.
Sem dúvidas, a novela Maria do Bairro (1995) foi a mais bem sucedida da carreira de Thalía. Nela, ela deu vida à personagem título, uma ‘catadora de lixo’, que é adotada por uma família ricaça da capital mexicana. O seu grande amor da trama é Luis Fernando.
