Em celebração aos 44 anos do SBT, completados no último dia 19 de agosto, o “Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel” deste domingo, 24 de agosto, prepara uma edição especial repleta de surpresas, homenagens e nostalgia. Resgatando quadros históricos e valorizando quem ajuda a construir a emissora todos os dias, o tradicional “Show de Calouros” promove o reencontro com o júri clássico para avaliar, pela primeira vez, talentos revelados entre os próprios colaboradores do canal, uma forma de reconhecimento a dedicação de quem contribui diariamente para levar entretenimento e informação ao público.
SALA DO ARTISTA
Serginho Groisman, 75 anos, é jornalista e apresentador de TV com mais de 30 anos de carreira, conhecido pelo estilo descontraído e entrevistas marcantes. Começou nos anos 1970 como produtor de eventos culturais e passou pela TV Cultura e TV Gazeta, ganhando destaque no programa “Matéria-Prima” (TV Cultura) e, em 1991, com o “Programa Livre” no SBT. Desde 2000, comanda o “Altas Horas” na TV Globo. É casado com a dentista Fernanda Molina e pai de Thomas.
Para homenagear esse grande apresentador que fez história no SBT, Serginho recebe um VT emocionante relembrando sua trajetória profissional e pessoal. Ele também responde a perguntas de Patricia Abravanel e do júri clássico do “Show de Calouros”, sobre temas como sua aparência jovem, bastidores marcantes com Silvio Santos, memórias da plateia lotada no “Programa Livre” e as mudanças na televisão ao longo dos anos. Serginho ainda comenta qual convidado internacional deu mais trabalho, sua visão sobre a presença de influenciadores na TV, entre outras curiosidades.

Sobre a “Sala do Artista”
A “Sala do Artista” era um espaço onde uma celebridade da música, da TV, do cinema ou do esporte era entrevistada pelos jurados do “Show de Calouros”. Com perguntas divertidas, instigantes e até picantes, diversos artistas revelavam, com exclusividade, um pouco mais sobre suas vidas e carreiras. Silvio Santos conduzia os encontros com seu bom humor característico e recebia a todos com o calor humano que lhe é habitual.
Entre os famosos que participaram nas décadas de 1980 e 1990, destacam-se: Marília Gabriela, Clodovil, Roberta Close, Xuxa, Mara Maravilha, Angélica, Regina Duarte, Antônio Fagundes, Chico Anísio, Carlos Alberto Torres, Maria Tereza, Dercy Gonçalves, além de presidenciáveis como Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva.
Sobre o “Programa Livre”
O “Programa Livre” estreou no dia em que o SBT comemorava seu 10º aniversário: 19 de agosto de 1991. A partir daí, as tardes da programação da TV brasileira nunca mais foram as mesmas. Serginho mantinha o microfone aberto para a juventude, sem censura ou considerações, permitindo um debate amplo e plural, provocando o raciocínio efervescente da sociedade que despontava saindo da adolescência e entrando na vida adulta.
No palco, artistas nacionais e internacionais de renome foram sabatinados pelas inteligentes e instigantes plateias que lotavam os estúdios da Vila Guilherme e, posteriormente, do Complexo Anhanguera.
Debates acalorados também evidenciaram a força do “Programa Livre”, e Serginho Groisman conduzia com maestria as indagações do público presente, evitando o mau gosto e exaltando o pensamento. Também tinha quadros famosos, como o “Beijo, Abraço ou Aperto de Mão”.
Grandes nomes nacionais estiveram na atração, como Mamonas Assassinas, Legião Urbana e Charlie Brown Jr., e internacionais, como Jon Bon Jovi, Shakira, Thalia, Alanis Morissette, Smashing Pumpkins, Sandra Bullock, Chris O’Donnell, Gloria Estefan, entre outros. Programas especiais marcaram a trajetória, como a edição produzida direto da extinta Casa de Detenção do Estado de São Paulo ou a edição produzida em Minas Gerais, revelando o conjunto Skank.
Em diversos horários em que esteve no ar, o “Programa Livre” manteve-se relevante, inteligente e salutar para que a família se reunisse e tivesse informação e entretenimento de qualidade em frente à TV.
Em 1999, Serginho deixa o SBT e o vespertino passa a ser conduzido por um rodízio de apresentadores formado por Christina Rocha, Ney Gonçalves Dias, Lú Barsotti, Márcia Goldschmidt e Otávio Mesquita. Em janeiro de 2000, passa para o fim de noite, sob o comando de Babi Xavier e uma nova ótica, com temas sobre sexo e a relação dos jovens com as drogas, permanecendo na programação do SBT até 2001, nos últimos meses transferido para os sábados.