Quem é noveleiro, pode celebrar: outubro começa com mais títulos para rechear o vasto acervo de clássicos da teledramaturgia do Globoplay. O conflito entre tradição e modernidade embala a trama de ‘Explode Coração’, novela que completa 30 anos e é destaque a partir de hoje, dia 6, pelo projeto Originalidade. Escrita por Gloria Perez, a trama de sucesso já está disponível no streaming em formato original e mergulha na relação das famílias de Dara (Tereza Seiblitz) e Igor (Ricardo Macchi). Seguindo os costumes do povo cigano, elas fizeram um contrato de casamento para os dois, quando ainda eram crianças. Depois de 20 anos, a jovem se recusa a seguir o acordo. Em meio a esse dilema entre futuro e passado, inovação e tradição, Dara inicia uma relação pela internet com o empresário Júlio (Edson Celulari). A novela também foi pioneira ao tratar de temas de utilidade pública, como a campanha em busca de crianças desaparecidas, que teve grande impacto na época de sua exibição: entre 1995 e 1996. O elenco é ainda composto por nomes como Laura Cardoso, Paulo José, Stênio Garcia, Leandra Leal, Eliane Giardini, Regina Dourado, Rogério Cardoso e Rodrigo Santoro.
Tem mais novidade chegando ao streaming. Perto de completar 50 anos, ‘O Feijão e o Sonho’ está de volta pelo projeto Fragmentos e estreia no dia 13. O contraste entre sonho e realidade costura a trama da clássica novela. Adaptada por Benedito Ruy Barbosa do romance homônimo de Orígenes Lessa, a produção de 1976 traz um drama sobre as escolhas da vida. A narrativa acompanha o poeta e escritor Juca Campos Lara (Cláudio Cavalcanti), que deseja ganhar a vida exclusivamente com sua arte, contrariando o pragmatismo de sua esposa, Maria Rosa (Nivea Maria). A trama se desenvolve em quatro fases e, vencido por dificuldades financeiras, Juca resolve trabalhar em outro ramo para sustentar a família e abdica de seu sonho. Lucia Alves, Roberto Bonfim e Roberto de Cleto também fazem parte do elenco.
Já no projeto Resgate, um retrato da sociedade contemporânea através de novos arranjos familiares. Esse é o tema da minissérie ‘Tudo Novo de Novo’, que aterrissa no Globoplay no dia 20, estrelada por Julia Lemmertz e Marco Ricca. Exibida originalmente em 2009, a produção é uma crônica de costumes que apresenta a rotina de Clara (Julia Lemmertz), uma arquiteta que divide seu tempo entre a profissão e os filhos: Carol (Daniela Piepszyk) e Léo (Matheus Gabriel), um de cada casamento. Ela prefere evitar um novo romance, mas tudo muda quando se envolve com o engenheiro Miguel (Marco Ricca), que também é divorciado e pai. Juntos, o casal vive um romance marcado por crises conjugais, separações e a intromissão dos familiares, mostrando as dificuldades e belezas de novos laços de parentesco. O elenco ainda conta com nomes como Guilherme Fontes, Marina Ruy Barbosa, Polliana Aleixo, Mário Cardoso e Vivianne Pasmanter. Escrita por Carlos Gregório, Duba Elia, Fernando Rebello, Flávia Lins e Silva e Maria Camargo, a minissérie tem redação final Lícia Manzo e supervisão de texto Maria Adelaide Amaral.

Também com elenco estelar e uma história repleta de comédia e mistério, a novela ‘As Filhas da Mãe’ chega ao Globoplay no dia 27, pelo projeto Resgate. Com exibição em 2001 e 2002, a obra acompanha a história de Lucinda Maria Barbosa (Fernanda Torres), que se tornou uma famosa diretora de cinema em Hollywood depois de fugir do Brasil nos anos 1960 ao ser chantageada pelo marido, Fausto Cavalcante (Claudio Lins). Décadas depois, em 2001, ao saber do desaparecimento misterioso de Fausto (nessa fase, interpretado por Francisco Cuoco), a agora Lulu de Luxemburgo (Fernanda Montenegro), seu nome profissional, retorna ao país com o desejo de reconquistar a confiança de suas filhas, Tatiana (Andrea Beltrão), Alessandra (Bete Coelho) e Ramona (Claudia Raia). Ela também tem a missão de desvendar o paradeiro do empresário, um dos donos do resort Jardim do Éden. O enredo fica ainda mais movimentado com o surgimento de uma quarta herdeira desse império, Rosalva (Regina Casé). O reencontro da família e a disputa pela herança dão o tom da novela, com autoria de Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e Bosco Brasil, e colaboração Sandra Louzada. Entre outros nomes que entram em cena, Raul Cortez, Tony Ramos, Thiago Lacerda, Edson Celulari, Alexandre Borges, Reynaldo Gianecchini, Priscila Fantin e Bruno Gagliasso.