Um dos momentos mais emocionantes das gravações da quarta temporada de “O Picapau Amarelo”, do SBT, aconteceu neste último final de semana (4 e 5 de outubro). A atriz Zodja Pereira, de 78 anos, que interpretou a boneca Emilia nas primeiras adaptações televisivas da obra de Monteiro Lobato, em 1968 e 1969, sob a direção de Júlio Gouveia e Tatiana Belinky, voltou a vestir o icônico figurino da personagem 57 anos depois.
No episódio especial que encerra a quarta temporada, a Emilia atual, vivida por Débora Gomez, percebe que Pedrinho [Felipe Lago] e Narizinho [Marianna Santos] estão crescendo e começando a deixar o faz-de-conta de lado. Temendo ser esquecida, assim como o Visconde de Sabugosa [Tiago Bezerra] e tantos outros personagens do Sítio, a boneca tenta fazer o tempo parar, mas, dessa vez, seu poder de imaginação não é suficiente. É então que ela decide recorrer à Emilia do metaverso, uma versão de si mesma vinda de outra dimensão do faz-de-conta, interpretada por Zodja Pereira.
A sequência marca um grande encontro entre duas gerações da mesma personagem, um verdadeiro elo entre o passado e o presente da televisão brasileira. O figurino clássico usado por Zodja foi totalmente reconstruído, com a tradicional peruca de lã marrom, o vestido original dos anos 60 e as meias características da época.
Durante as gravações, Zodja se emocionou ao reencontrar a boneca que decolou sua carreira e encantou a infância de tantos brasileiros. “É como se o tempo tivesse parado. A Emilia vive dentro de mim até hoje”, declarou a atriz nos bastidores. A equipe também se emocionou, muitos não contiveram as lágrimas ao testemunhar o reencontro da intérprete com sua personagem histórica.
Hoje, além de atriz, Zodja também atua como empresária no meio artístico. Ela é dona de uma das maiores dubladoras do país, a “DuBrasil”, ao lado do seu filho Hermes Baroli, conhecido por dar voz ao Seiya de Pégaso, do clássico anime “Os Cavaleiros do Zodíaco”.
Com direção-geral de Jefferson Cândido, a série “O Picapau Amarelo” segue homenageando as origens da televisão infantil brasileira, mantendo viva a essência das histórias criadas por Monteiro Lobato. A primeira adaptação de “O Picapau Amarelo” para a TV foi realizada em 1952 pela TV Tupi, e a obra literária original completará 105 anos em dezembro deste ano. A nova temporada da série tem estreia prevista para o ano que vem no SBT.
“O Picapau Amarelo” é exibido todos os sábados no programa “Sábado Animado” e também está disponível no +SBT.