A tradicional Escola Estadual Barão de Franca, comemora neste próximosábado (08), às 8h30, seus 102 anos de história e contribuição à educação francana. O evento promete uma manhã especial, com homenagens, apresentações musicais e exposição cultural dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano.
De acordo com a diretora Vanessa Maraisa Vacari, a celebração será marcada por um clima de emoção e reconhecimento. “É um evento em comemoração aos 102 anos da Escola Barão. Vamos homenagear alguns ex-alunos, ex-professores e ex-diretores, que receberão uma lembrança simbólica. Também teremos a participação dos alunos cantando o hino da escola”, contou.
Um dos momentos mais esperados será o lançamento do novo hino da Escola Barão, composto especialmente para a ocasião por uma aluna e seu pai, músico, que aceitaram o convite da direção. “Eles criaram a letra e a melodia, e agora vamos apresentar oficialmente o hino para os pais e toda a comunidade escolar”, destacou Vanessa.

O evento contará ainda com apresentações da fanfarra da Escola Pedro Nunes e do Projeto Guri, que levarão música e alegria à comemoração. Os visitantes também poderão conferir uma exposição cultural com trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano letivo — incluindo maquetes do sistema solar, do corpo humano e salas temáticas sobre a cultura africana.
A sala de leitura e a sala de recursos, voltada à educação especial, também terão espaços dedicados para mostrar os projetos desenvolvidos pelos estudantes.
Outro ponto alto da comemoração será o momento simbólico de soltura de balões brancos e azuis, em homenagem a todos que já passaram pela escola, aos que fazem parte dela atualmente e às gerações futuras. “Será uma forma de celebrar o conhecimento e o legado deixado por todos que contribuíram com a história da Barão”, afirmou a diretora.
Além disso, um painel com a linha do tempo da escola contará a trajetória desde sua fundação até os dias atuais, destacando momentos marcantes e a história do patrono Barão da Franca. Alunos farão a leitura de trechos desse histórico durante a cerimônia.
Encerrando mais de um século de dedicação à educação, o evento reforça o papel da Escola Estadual Barão de Franca como referência na formação de gerações e na valorização da cultura e do conhecimento em Franca.









