Há 26 anos, estreava no SBT a novela Fascinação, escrita por Walcyr Carrasco. Com Regiane Alves, Marcos Damigo, Caio Blat e Mariana Ximenes, a trama foi lançada às pressas para o horário nobre da emissora para competir com a concorrente Torre de Babel, de Silvio de Abreu, na Globo. A aposta acabou dando certo e o sucesso foi inegável.
A trama contava a história de Clara (Regiane Alves), uma jovem que se apaixonava por Carlos Eduardo (Marcos Damigo), um rapaz rico e juntos tinham um filho, que ele rejeitava porque se envolvia em um casamento de conveniência com Berenice (Samantha Dalsoglio) para salvar a sua família da falência.
Abandonada, Clara é obrigada a protituir-se, e sofre nas mãos de um mau-caráter (Heitor Martinez), que rouba e vende o seu filho. Carlos Eduardo – que ele acredita ser de Alexandre – e precisa encontrar uma forma de provar que ama verdadeiramente o rapaz, nunca o enganara e quem sabe criar uma nova chance dos dois serem felizes juntos. Mas a oposição ao casal segue forte. Enquanto isso, o casamento de Carlos Eduardo e Berenice vai de mal a pior, e com a perspectiva de se apossar da vultosa herança da nora Melania não hesita em incentivá-la no seu vício em álcool, desenvolvido a partir da rejeição do marido. Berenice acaba por morrer, vitimada pela infelicidade, pela depressão e pelo alcoolismo.
Tem destaque no enredo o núcleo de Dona Querubina (Lia de Aguiar), mãe do padrinho de Berenice, Manoel Gouveia (Luiz Carlos de Moraes), que acaba se casando com Clara ao saber de sua história e se compadecer da moça, disposto a ajudá-la a restabelecer sua vida e recuperar o filho, mantido longe dela por Alexandre para chantageá-la. Emília (Mariana Ximenes), filha de Manoel, desperta o interesse do irmão mais novo de Carlos Eduardo, Gustavo (Caio Blat). Uma grande reviravolta acontece quando Manoel morre e deixa uma grande herança para Clara.
No elenco também estavam Mariana Ximenes e Caio Blat. Onde Ximenes interpretou a jovem Emília, prima de Berenice e Blat viveu Gustavo, irmão de Carlos Eduardo e filho de Melânia. A novela marcou a estreia das atrizes Regiane Alves e de Mariana Ximenes.