“Cara e Coroa” novela de Antônio Calmon exibida entre 1995 e 1996, vai voltar ao ar no Viva. A trama vai substituir “Andando nas Nuvens” a partir de 09 de setembro.
A produção, dirigida por Wolf Maya, conta a história de Fernanda (Christiane Torloni) que havia largado o noivo Rubinho (Luis Melo) na porta da igreja e casou-se com Miguel (Victor Fasano). Quando seu filho Pedro (Thierry Figueira) tinha um ano de idade, abandona o novo marido para fugir com seu irmão, Mauro (Miguel Falabella).
Ao flagrá-lo com a amante, Heloisa (Maitê Proença), Fernanda se desespera e tenta matá-lo, mas acaba vitimando um outro homem. Ela é presa e recebe pena de 13 anos de reclusão. Vitória (Christiane Torloni), por sua vez, conhecida como Vivi, foi criada num orfanato em São Paulo. Ela se mete numa enrascada junto com a amiga Margô (Rosi Campos), é presa e condenada por um assalto que não cometeu. Fernanda e Vivi são sósias e têm uma convivência curta na prisão. Um dia antes de ser liberada, a primeira sofre um derrame. Os vilões da trama, Mauro e Heloisa, armam um plano e preparam Vivi para assumir seu lugar, para conseguir dinheiro de sua família.

Para as cenas em que as sósias Fernanda e Vivi (ambas interpretadas por Christiane Torloni) contracenavam, foi usado o chromakey (processo eletrônico pelo qual a imagem captada por uma câmera pode ser inserida sobre outra imagem, como se compusessem fundo e primeiro plano) e o memory-head (recurso através do qual é possível se registrar os movimentos de câmera de maneira que possam ser repetidos depois, de forma precisa). O mesmo processo garantiu os encontros das gêmeas Ruth e Raquel em Mulheres de Areia (1993), ambas vividas por Glória Pires.
Grande parte das cenas de Cara & Coroa foi rodada na cidade de Búzios, na região litorânea do Rio de Janeiro. Na cidade cenográfica foi reproduzido um trecho da badalada Rua das Pedras, famosa no balneário.
Cerca de 40 cenários, com 200 ambientes no total, foram produzidos para as gravações da novela. As cenas de Vivi e Fernanda na prisão foram gravadas no presídio do Carandiru, em São Paulo.
Quando idealizou Cara & Coroa, Antonio Calmon conta que pensou no ser humano como uma moeda, com dois lados antagônicos e complementares, um solar e outro sombrio. Assim deu vida às sósias Fernanda e Vitória, interpretadas por Christiane Torloni. Os vilões Mauro (Miguel Falabella) e Heloísa (Maitê Proença) eram chiques, irreverentes e divertidos. Dúbios, alternavam-se em momentos fascinantes e monstruosos. A dupla garantiu boas cenas à trama, e caiu no gosto do público.Cara & Coroa marcou as estreias de Luis Melo, Rosi Campos e Heitor Martinez em novelas da Globo.Wolf Maya, que também dirigia a novela, interpretou na trama o personagem Cícero, pai da jovem Nadja, vivida por Maria Maya, sua filha na vida real.Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Ucrânia, Uruguai e Venezuela foram alguns dos países que exibiram Cara & Coroa.