O SBT celebra o seu 43º aniversário nesse mês de agosto, vamos fazer uma viagem e relembrar momentos marcantes das novelas internacionais que conquistaram o público junto das produções próprias como: Éramos Seis, Pérola Negra, Fascinação, Esmeralda, Carrossel e A Caverna Encantada.
Atualmente a novela “A Caverna Encantada” traz uma história repleta de mistério, aventura e amor, a obra da novelista Iris Abravanel e direção-geral de Rica Mantoanelli, estimula a imaginação e garante muita emoção aos espectadores de todas as idades.. E as “Novelas da Tarde” são misto de emoção e romantismo com sucessos como “Quando me Apaixono” e “Contigo Sim”.
“A Caverna Encantada” é uma história de amizade, coragem e descobertas, onde Anna e seus amigos aprendem valiosas lições sobre confiança, trabalho em equipe e a importância de seguir seus sonhos, mesmo quando os desafios parecem intransponíveis. Em um mundo onde a magia se mistura com a realidade, Anna descobre que a verdadeira aventura está em superar seus próprios medos e ajudar aqueles ao seu redor. A menina vai encarar a vida como ela se apresenta; se esforçando para melhorar e se adaptar ao lugar ao qual ela agora pertence. Há ainda muitos segredos a serem revelados e desvendados: a Caverna Encantada, o grupo dos meninos, o segredo da Diretora Norma. Mas o maior deles é a descoberta de quem ela realmente é.

NOVELAS DE SUCESSO
Éramos Seis (1994) – Foi a segunda grande produção em teledramaturgia da emissora, que resgatou o público noveleiro para o SBT. Baseada no romance de Maria José Dupré foi a terceira versão para a TV da história de uma mãe (Irene Ravache) que lutava pela criação dos filhos em meio às dificuldades enfrentadas com o marido (Othon Bastos). Foi a primeira novela gravada nos estúdios do Sumaré e teve a primeira cidade cenográfica construída no Complexo Anhanguera, que reproduzia a região da Avenida Angélica, onde morava a família de Dona Lola.

Chiquititas (1997) – Uma tutora de crianças órfãs (Flávia Monteiro) lutava pela felicidade delas em um orfanato. Apenas Flávia, Aretha Oliveira e Pierre Bittencourt permaneceram durante toda a novela. Chiquititas foi a telenovela brasileira com maior número de capítulos, totalizando 787 capítulos e somente a primeira temporada foi reprisada em 2004.
Fascinação (1998) – Novela de Walcyr Carrasco marcou a estreia das atrizes Regiane Alves e Mariana Ximenes.Na década de 1930, Clara, filha de um carroceiro, só pode estudar porque tem uma bolsa cedida pela própria escola. Durante o baile de formatura, ela conhece Carlos Eduardo, e eles acabam apaixonados, mas a mãe do rapaz, a arrogante Melânia, não aprova o namoro, pois Clara é de família pobre.
Pérola Negra (1998) – Na história Eva (Vanusa Spindler), prestes a completar 20 anos, é seduzida por Tomás Álvares Toledo (Dalton Vigh) e fica grávida. O bebê nasce em total segredo e ninguém fora da escola sabe quem é a verdadeira mãe da criança. Amigas inseparáveis, Pérola (Patrícia de Sabrit) e Eva prometem uma à outra que cuidarão do menino assim que deixarem o internato. Depois de alguns meses, Eva recebe a notícia da morte de seu avô Carlos Pacheco Oliveira. Eva decide procurar sua família e assumir os seus bens, levando consigo a amiga Pérola. Porém, um acidente de carro no percurso vítima Eva. Pérola sobrevive e no hospital é confundida com a amiga. Ela decide, então, assumir a identidade de Eva para recuperar o “seu filho” e cumprir a promessa de cuidar da criança.

Canavial de Paixões (2004) – Um passado de intrigas e traições entre duas famílias tenta separar o amor de dois jovens. Será esse passado repleto de tragédias capaz de impedir a união de Clara e Paulo? É isso que narra a história que conta com grande elenco como, por exemplo, Bianca Castanho, Débora Duarte, Claudia Ohana, entre outros.

Esmeralda (2004)- Numa noite de tempestade, nascem duas crianças, uma menina, filha de ricos fazendeiros, e um menino, filho de um camponês. Como aparentemente a menina nasceu morta, graças a complicações no parto, a governanta da fazenda Casa Grande pede à parteira, Rosário, que se encarregue do enterro da menina.
Rosário e a governanta fazem a troca das crianças, e a governanta paga os serviços de Rosário com um par de brincos de esmeralda. O nascimento do menino, batizado de José Armando, é comemorado pela família. A menina recebe o nome de Esmeralda graças aos brincos recebidos pela mãe de criação. Depois, a parteira descobre chocada, que Esmeralda nasceu cega.

Os Álvares Real voltam para a fazenda para passar alguns dias e José Armando se apaixona perdidamente pela doce e simples Esmeralda, moça pobre e cega que caminha com uma bengala pelas cachoeiras de sua fazenda. José Armando está comprometido com a prima, a perigosa e ambiciosa Graziela. O pai de José Armando também se opõe ao namoro do filho com Esmeralda por ela ser pobre e cega, proibindo o romance.
Esmeralda é alvo do amor obsessivo do médico Lúcio Malaver. Mesmo com a oposição do pai de José Armando, os dois jovens decidem se casar em segredo no civil. Esmeralda descobre que está grávida, o que a deixa muito comovida. Porém, Lúcio, querendo tirar José Armando da vida de Esmeralda, diz ao rapaz que é o pai do filho de Esmeralda.
A possibilidade de ter sido traído por Esmeralda é demais para José Armando, que a abandona e vai para São Felipe. Arrasada e prometendo vingança ao marido que a abandonou grávida, Esmeralda também vai a São Felipe a fim de submeter-se à cirurgia que vai lhe devolver a visão
Já em São Felipe, Esmeralda e Rosário instalam-se no convento do qual Branca é benfeitora. Branca fica eufórica ao descobrir que sua filha não está morta, mas José Rodolfo não aceita o fato de ter uma filha cega.
Esmeralda decide então que vai esquecer José Armando e, meses depois, dá à luz um menino lindo e saudável. Angustiada por perceber a oposição cada vez mais violenta de José Rodolfo, Branca leva o neto à mansão da família em segredo, na esperança de que o marido se afeiçoe ao menino.
Carrossel (2012) foi um fenômeno da autora Iris Abravanel, na história Helena Fernandes é uma professora jovem e bonita que leva consigo muito amor. Na escola, a professora tem o apoio dos funcionários Firmino e Graça que adoram os alunos. Adriano mora com sua mãe e seus amigos imaginários, entre eles, a meia falante Chulé. Cirilo mora com seus pais José e Paula Rivera, Carmen vive com seu irmão Eduardo e seus pais Inês e Frederico Carrilho. Maria Joaquina vive com sua empregada-babá Joana e seus pais Clara e Miguel Medsen. Paulo e Marcelina moram com seus pais Lilian e Roberto Guerra, Valéria mora com seus pais Rosa e Ricardo Ferreira, Jaime vive com seu irmão Jonas e seus pais Heloísa e Rafael Palillo e Jorge mora com seus pais Rosana e Alberto Cavalieri. René, um antigo amigo escolar de Suzana, é contratado na Escola Mundial para substituir a professora de música, Matilde. Ao conhecer Helena em uma festa de Maria Joaquina, se apaixonam, porém Suzana também é apaixonada por ele e conta diversas mentiras para Helena se afastar dele.

Após uma aposta na loteria, José Rivera se torna milionário e compra um mini carro, semelhante ao de Jorge, para seu filho. Então, os alunos planejam uma corrida entre Cirilo e Jorge, mas com medo de perder, Jorge contrata seus primos para estragar o carro de Cirilo e adapta o seu para atrapalhar o garoto durante a disputa. Maria Joaquina descobre o plano de seu amigo e decide ajudar, de forma secreta, Cirilo na corrida.
Renê prepara uma surpresa para Helena, porém Suzana os atrapalha, prende sua inimiga e segue o professor para tentar conquistá-lo. Após conseguir se soltar, Helena vai até o local de encontro, a ferroviária, mas surpreende Suzana o beijando à força. Os alunos tentam ajudar os dois e preparam uma surpresa: as crianças colocam placas soletrando as frases “me perdoa” e “casa comigo”. Helena se emociona e aceita o pedido. Renê e Helena se casam em uma estação de trem.