Muitos se lembram dela como Lucerito, a menina que encantou o Brasil com a novela Chispita (1982) na década de 90. A verdade é que em 55 anos, a cantora e atriz Lucero acumulou sucessos e triunfos ao longo de sua vida e de sua carreira profissional.
Desde muito cedo, Lucero Hogaza León – nome verdadeiro da famosa – iniciou a sua carreira no showbiz em filmes como “Coqueta”, “Delincuente” e “Fiebre de amor”. Além disso, ela estrelou várias novelas de sucesso como “Chispita”, “Laços de Amor”, “Amanhã é para Sempre”, “A Dona” e a série “El Gallo de Oro”.
No mundo da música, Lucero imortalizou seu nome com diversos álbuns que contam com singles que fazem parte das músicas mais ouvidas em diversos aplicativos de música digital. Nos últimos anos ela se aventurou no gênero banda, demonstrando seu talento inquestionável com o microfone.
A nossa coluna selecionou algumas curiosidades dessa estrela mexicana, que já veio diversas vezes ao Brasil e até gravou uma novela brasileira, vamos conferir:
TRAJETÓRIA DE SUCESSO
A eterna Chispita veio a primeira vez em 1985 para conhecer o nosso país e receber o carinho dos fãs brasileiros. Uma das personagens mais marcantes na teledramaturgia foi a órfã Isabel de Chispita (1982) que foi exibida por aqui no ano de 1984 e reprisada em várias ocasiões pelo SBT.
Uma curiosidade é que na primeira exibição a trama foi exibida em 2 horários com capítulos mais curtos por causa do “estrondo” que a novela causou por aqui. Visitou pela primeira vez o Brasil para divulgar o seu disco e celebrar o sucesso da novela Chispita no Programa do Bozo.

Ela começou a sua carreira sendo conhecida como Lucerito, desde os 10 anos de idade. “Alegrías de medio” e “Chiquilladas” foram os primeiros programas em que ela participou. Aos 13 anos gravou seu primeiro disco “Te prometo”, depois chegaram as novelas. Lucero também filmou o filme “Coqueta”, ao lado de Pedro Fernández, sendo esta sua estreia no cinema.
Em 1985 protagonizou ao lado do cantor mexicano “Luis Miguel” o filme “Fiebre de Amor”, ganhando status como ídola adolescente e apelido de “A Noiva da América”.
Em 1995, Lucero interpretou três personagens na novela “Laços de Amor”, o que garantiu de vez o reconhecimento como atriz das novelas mexicanas. A história conta o drama das trigêmeas Maria Guadalupe, Maria Paula e Maria Fernanda. Embora muito semelhantes na fisionomia, elas têm personalidades totalmente diferentes. As irmãs têm o rumo de suas vidas mudado, depois de um acidente automobilístico que mata seus pais, quando tinham apenas três anos de idade.
Amigos de longa data, Lucero e Fernando Colunga já atuaram em três novelas juntos. Eles protagonizaram a novela A Dona, em 2010, mas os atores já haviam trabalhado juntos anteriormente em duas tramas: Alvorada (2005) e Amanhã É Para Sempre (2008). No caso de Alvorada, formaram o par romântico principal, mas a novela nunca foi exibida no Brasil. Já em Amanhã É Para Sempre, Colunga foi o mocinho e Lucero a vilã da história.

LUCERO BRASILEIRA
A estrela mexicana só voltou para cá em 2016 para participar do Teleton ao lado de Silvio Santos. Ela foi uma das estrelas que dividiu o palco da atração com os apresentadores Celso Portioli e Eliana, cantando o tema de abertura de Carinha de Anjo, sua primeira novela no Brasil.
Lucero fez uma participação na novela Carinha de Anjo, do SBT, produzida e exibida entre os anos de 2016 e 2018. “Foi um sonho que se tornou realidade fazer uma novela brasileira, falar em português, foi incrível”.

Ela lançou um álbum especial para o Brasil “Lucero Brasilera” com as músicas da novela Carinha de Anjo. “É um pedacinho brasileiro da Lucero mexicana que está no Brasil, é um pedacinho do meu coração”. declarou a artista mexicana.
Em 2023, ela voltou as telinhas com a série “El gallo de oro” ao lado do ator José Ron, conhecido por aqui pela novela ‘A Desalmada’. Na história, Dionisio Pinzón (José Ron), é um tímido pregoeiro que conhece Bernarda (Lucero), uma famosa cantora de feirante conhecida como “La Caponera”, cujo encontro muda sua sorte para melhor. “Essa série chegou como um anel no meu dedo, foi maravilhoso. Estou muito feliz e agradecida”, ressalta.

Segundo Lucero, La Camponera é bem diferente dela. “Pois é uma mulher solitária, que tem sofrido muito. As músicas da série vão chegar nas plataformas digitais, estou cantando músicas mexicanas”, conta ela.
Na última entrevista que fizemos, a estrela mexicana falou sobre a carreira, seu amor pelo Brasil e revelou que a turnê “Hasta que nos Hizo” poderia chegar ao nosso país: “Adoraria que a minha turnê chegasse no Brasil, provavelmente isso irá acontecer, pois tenho um público que curtiria muito esse show, seria lindo. Me sinto muito agradecida pelo carinho de vocês e tenho que voltar” declarou.